sábado, 30 de outubro de 2010

UFC inicia formação do Projeto UCA no Piauí

Durante os dias 13 e 14 de outubro, a equipe do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), representada pelo professor Melo Júnior e pela professora Raquel Santiago Freire, realizou o primeiro encontro de formação com os professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que irão atuar no Projeto.
O encontro aconteceu no auditório da Pro-reitoria de Extensão, em Teresina, e, assim como ocorreu na formação do RN, teve como programação uma apresentação geral do Projeto UCA e da implantação do Projeto no Ceará, relatos sobre as experiências vivenciadas, metodologias utilizadas e o esclarecimento de dúvidas pedagógicas e técnicas.
O grupo da UFPI, liderado pelos professores Leonardo Ramom e Gildásio Guedes, é composto por professores e estudantes de pós-graduação que abragem diversas áreas de conhecimento que atuam na própria universidade, sendo eles responsáveis pelas formações dos multiplicadores que atuarão nas escolas agraciadas com o Projeto UCA no Piauí.
O grupo de professores e estudantes de pós-graduação discutiram metodologias e planejaram a formação de forma a acompanhar os multiplicadores nas escolas quando estes estiverem formando professores.Umas das professoras falou que este acompanhamento será fundamental para o sucesso do projeto e para que a universidade possa acompanhar a formação até a escola.
Fonte: http://uca-ce.blogspot.com/2010/10/ufc-inicia-formacao-do-projeto-uca-no_29.html

terça-feira, 19 de outubro de 2010

I Encontro do Projeto UCA

O Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI) realizou dia 03 de setembro, no Auditório do CEAD/UFPI/UAPI, o I Encontro do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) o qual objetiva a inclusão digital dos alunos, com a utilização de laptop como ferramenta pedagógica nas escolas da rede pública estadual e municipal.

Objetivando a formação e apresentação do projeto no âmbito da Universidade Federal do Piauí, o evento contou com a participação efetiva dos parceiros do projeto: SEDUC-PI, UNDIME, NTEs e representantes das escolas estaduais e municipais contempladas, sendo uma escola de cada  município (União, Joaquim Pires, Teresina, Nazária, Oeiras, São João do Piauí, Parnaíba, Piripiri e Floriano).

O encontro foi aberto com a palestra do Prof. Dr. Gildásio Guedes, Diretor do CEAD e Coordenador do Projeto UCA e da UAB no Piauí, seguida da fala do Prof. Ms. Leonardo Ramon Nunes de Sousa que fez a Apresentação Técnica do Projeto, além das falas da Profª. Ms. Georgina Quaresma Lustosa e da Esp. Elis Rejane Silva Oliveira, Técnica em Assuntos Educacionais CEAD/UFPI, tendo estas abordado, respectivamente, sobre as Orientações Pedagógicas aplicadas ao Projeto e as Exigências de Infra-estrutura nas Escolas.

No Piauí: Projeto UCA tem parceria da UFPI

Esse é o novo projeto que a Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai desenvolver em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e as Universidades Federais do Ceará (UFC), do Maranhão (UFMA) e do Rio Grande do Norte (UFRN). O projeto tem como lema "Educação com Inclusão Digital" e  como objetivo ser um projeto educacional utilizando tecnologia e inclusão digital.
Serão quase 4 000 computadores distribuídos entre as nove cidades do Piauí que receberão o projeto: União, Joaquim Pires, Teresina, Nazária, Oeiras, São João do Piauí, Parnaíba, Piripiri e Floriano. Na cidade de Teresina serão atendidos 756 alunos entre zona urbana e rural.
O Projeto Um Computador por Aluno não consiste apenas na entrega de computadores, há também a capacitação de professores, gestores e alunos. "O projeto pedagógico é comum às quatro Universidades envolvidas (UFMA/UFC/UFRN), no Piauí será encabeçado pela UFPI, que também tem na sua equipe o professor Mestre em Engenharia e Teleinformática, Leonardo Ramon Nunes de Sousa", enfatiza Gildásio Guedes.