sábado, 28 de maio de 2011

Atividade II - Módulo 3A E-Proinfo - Formação de Professores

A partir da leitura do módulo no E-Proinfo, realize a tarefa:

Atividade II: Questionamentos no cotidiano da sala de aula


Agora que vocês já entraram em contato com diferentes tipos de perguntas formuladas por professores; acompanharam o relato de uma professora desafiando seus alunos a colocarem à prova suas hipóteses e suas crenças, leram alguns pressupostos teóricos que consideram o ato de perguntar fecundo para o desencadeamento ou continuidade dos processos de aprendizagem, gostaríamos de ouvi-los. Para isso, realizem o solicitado abaixo.

Usem o editor de texto(KWord) para relatar o cotidiano de suas salas de aula, no que diz respeito ao uso de questionamentos.

Ao escrever pense:
  • na frequência do uso de perguntas no dia-a-dia da sala de aula;
  • nas categorias de perguntas com as quais você se identificou;
  • em exemplos de ações em que acha interessante usar este tipo de abordagem;
  • em situações em que os conhecimentos prévios de seus alunos puderam vir à tona e/ou interferiram no entendimento de algum conteúdo;
  • na possibilidade de usar este tipo de abordagem em sua escola.
Salve o texto e publique em seu portfólio, deixando-o disponível para o acervo do curso.
Ao inserir o arquivo em seu portfólio, classifique-o como sendo para o Curso (e não pessoal) , no título coloque Atividade II e na descrição escreva Atividade 2 do módulo 3. Libere para publicação e disponibilize o envio de comentários.



ONDE RESPONDER ?
1.     Fórum no E-Proinfo ou;
2.     Grupo de Discussão no GoogleGroups (Enviar email para uca.pi formação <formacaouca.pi@gmail.com>), (neste caso só é necessário usar a formatação: título do email coloque Atividade II  módulo 3A).


Fonte: http://www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_3/atividade_ii.html

Atividade I - Módulo 3A E-Proinfo - Formação de Professores

IDEIAS

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores". Jean Piaget
"Um dos desafios é a questão da dúvida, a dúvida como princípio do conhecimento, o que abre espaço para a incerteza e o desafio." Sandra Pesavento
"Quando o aprendiz é desafiado a questionar, (...) quando lhe é permitido formular questões que tenham significação para ele, (...) passa a desenvolver a competência para formular e equacionar problemas". Léa Fagundes
"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". Paulo Freire
"Aceitar, ou se fazer, uma pergunta significa mergulhar em busca de respostas". Maturana e Varela
"A educação deve favorecer a aptidão natural da mente em formular e resolver problemas essenciais e, de forma correlata, estimular o uso total da inteligência geral. Este uso total pede o livre exercício da curiosidade, a faculdade expandida e a mais viva durante a infância e a adolescência, que com freqüência a instrução extingue (...) ". Edgar Morin



Atividade I: Registro das Discussões


Vocês já devem ter percebido que essa reunião de ideias não foi feita ao acaso e que é possível fazermos muitas inter-relações entre elas. No entanto, há uma ideia que poderia ser considerada o fio condutor que une todas elas em torno de um ponto comum.

Que ideia ou conceitos centrais vocês identificam e por que pensam terem eles sido selecionados para abrir nosso trabalho conjunto?

Para responder, reúnam-se em pequenos grupos, retomem as afirmações quantas vezes forem necessárias, discutam e elaborem a resposta do grupo.



Se julgarem necessário, retomem seus escritos e complementem a resposta do grupo. Lembrem que vocês são um grupo com diferentes experiências e conhecimentos prévios. Logo, a diversidade nas respostas é esperada e desejável, mesmo tratando das mesmas ideias ou elementos fundamentais. Respostas alternativas, bem diferentes das esperadas, podem abrir novos caminhos e reflexões, talvez até mais interessantes do que o imaginado.
Agora que já formularam suas respostas, discutam suas ideias no grande grupo.



ONDE RESPONDER ?

  1. Fórum no E-Proinfo ou;
  2. Grupo de Discussão no GoogleGroups (Enviar email para uca.pi formação <formacaouca.pi@gmail.com>).


Fonte: http://www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_3/ideias.html e http://www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_3/atividade_i.html

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Tutorial Redes Mesh

Segue link para download de tutorial da metasys usando o laptop educacional.
E para utilizar a Rede Mesh é necessário o uso de 2 uquinhas ao mesmo tempo.

Baixe aqui - Tutorial Redes Mesh

Fonte: http://www.metasys.com.br/faq/index.php?action=artikel&cat=1&id=133&artlang=pt-br

Trabalhando com Projetos

Segue link com um trabalho interessante sobre "Trabalhando com projetos em sala em aula".

Baixe aqui

PORTAIS EDUCACIONAIS

Neste post temos alguns links de repositórios educacionais que são interessantes para a pesquisa atualização e aperfeiçoamento dos professores e multiplicadores do Projeto UCA. Confiram os links abaixo.

POSTCROSSING - TROCA DE POSTAIS   

LIVEMOCHA - CULTURA E IDIOMAS



Visita realizada à Escola Municipal Galileu Veloso

Logo após o final do treinamento os participantes do mesmo, relizaram  uma visita à Escola Municipal Galileu Veloso que foi totalmente reformada para receber o Projeto UCA no Piauí, confiram as fotos da visita.














quarta-feira, 25 de maio de 2011

Segundo dia do 3º momento de formação dos NTEs e NTMs



As atividades do treinamento tiveram continuidade no dia 25 pela manhã no auditório do CT com palestra proferida pelo Prof. Arnaldo Oliveira Souza Júnior (UFPI) que versava sobre "As aplicações pedagógicas no uso do computador", a palestra foi bastante informativa e proveitosa para os participantes do treinamento.





No segundo momento do dia os participantes realizaram atividades em grupo, para a prática de atividades vistas na palestra. O Prof. Arnaldo propôs a produção de uma Webquest pelos grupos formados, todos os participantes produziram a sua Webquest, sendo esta publicada e depois enviadas ao grupo de discussão do treinamento para serem feitas as devidas observações e discussão entre os grupos.













Abaixo segue o link para download da apresentação.

Aplicações pedagógicas no uso de computadores - Prof. Arnaldo Oliveira

terça-feira, 24 de maio de 2011

3º Momento de Formação dos NTEs e NTMs

Teve início hoje dia 24 de Maio o 3º momento de formação dos multiplicadores do Projeto UCA no Piauí, o encontro também acontecerá amanhã dia 25, encerrando assim mais um módulo do treinamento ministrado aos multiplicadores.

O evento teve início com as boas vindas do Prof. Leonardo Ramon (Equipe executiva do UCA), que explicou aos participantes as atividades que seriam realizadas neste momento de treinamento.


Logo após as boas vindas a bolsista Maria de Fátima Dias, apresentou palestra bastante interessante e de muita valia para o desenvolvimento das atividades dos participantes do treinamento, intitulada de "Portais e Repositórios Educacionais", que são bibliotecas virtuais que contém diversas bibliografias e materias que podem ser utilizados pelos professores.




As atividades tiveram continuidade com a plaestra da Profª. Georgina Quaresma (Equipe executiva do UCA) sobre o módulo 3a do E-proinfo que trata da formação de professores, mais um módulo de vital importância para os participantes do treinamento.


A Profª. Maria do Socorro Moura (Bolsista do UCA) dirigiu a discussão de um texto e atividade prática onde os integrantes do treinamento realizaram um trabalho em grupo visando a otimização do treinamento, resultando em alguns trabalhos de colagem em cartazes, como pode ser visto nas fotos.








As atividades transcorreram com a apresentação do módulo 3a e atividades do e-Proinfo pela Bolsista Fabiana dos Santos, mais uma ferramenta importante para a otimização do treinamento.


O encontro contou ainda com a presença do Prof. Gildásio Guedes (Coordenador Geral do Projeto UCA no Piauí), que conversou com os participantes do treinamento trocando informações e dando palavras de apoio a todos, o Prof. Gildásio conversou ainda com as diretoras das escolas participantes para tomar conhecimento do andamento das atividades em cada uma das escolas.






Abaixo segue o Link do material apresentado no treinamento.




segunda-feira, 23 de maio de 2011

Visita a Floriano

Aconteceu em 20.05.2011 visita dos professores Arnaldo Oliveira e Leonardo Ramon da Equipe Executiva do Projeto UCA à escola contemplada do município de Floriano, E.M. Raimundinha Carvalho.

Na ocasião, realizou-se um encontro com os professores, gestores, NTM e representantes da prefeitura para explicar e valorizar o projeto naquele município.









Visita a Piripiri

Aconteceu em 13.05.2011 visita do Coordenador Geral do UCA no Piauí, Profº Gildásio Guedes, à escola contemplada no município de Piripiri-PI, C.E.M. Maria de Lourdes Assunção.

A escola passa por reformas em sua infra-estrutura para adequação ao projeto e melhorias para a comunidade.





quarta-feira, 18 de maio de 2011

Portal do Professor disponibiliza planos de aula utilizando o laptop

O Portal do Professor disponibilizou planos de aula que utilizam recursos do laptop educacional do Programa Um Computador por Aluno (UCA) e a internet. Os temas das aulas são os mais variados, abrangendo assuntos como: sistema solar, escravidão, poesia, solidariedade, dentre outros.

Clique aqui para acessar os planos de autoria do professor Rones Aureliano de Sousa, juntamente com co-autores. Enquanto que os planos elaborados pela professora Claudia Vicari Zanatta e respectivos co-autores podem ser visualizados neste link.

Professor, você também pode elaborar um plano de aula e enviar para o Portal, conheça as orientações.

domingo, 15 de maio de 2011

Início da Formação de Professores da Escola Estadual Hilton Leite

Nos dias 9 e 10 de maio de 2011, foi iniciada a formação dos professores da Escola Estadual Hilton Leite, localizada no município de Nazária (PI). 

O primeiro dia de formação contou com a presença da Profª. Ivanilde Oliveira de Castro, Gerente da 18ª GRE, do Coordenador Executivo do Projeto UCA no Piauí, Prof. Ms. Leonardo Ramon, e professores da UFPI que integram a equipe executiva do Projeto UCA no Piauí. Participaram da formação 28 professores e 9 servidores.  Durante os dois dias de treinamento a equipe de formadores do NTE - Grande Teresina apresentou os objetivos do Projeto UCA e o papel do NTE durante as etapas de formação e trabalhou o módulo de Apropriação Tecnológica.

Prof. Ms. Leonardo Ramon (Coordenador Executivo do Projeto UCA no Piauí), Profª. Ivanilde Castro (Gerente da 18ª GRE),  Profª. Crisalda Lima (Supervisora do NTE - Grande Teresina) e Prof. Ms. Arnaldo Oliveira (UFPI).


Prof. Ms. Leonardo Ramon (Coordenador Executivo do Projeto UCA no Piauí) e Profª. Ivanilde Castro (Gerente da 18ª GRE).