sexta-feira, 15 de julho de 2011

Treinamento na UE Benedito Moura em União-PI

Iniciou-se em 15 de Julho de 2011 o treinamento dos professores da Unidade Escolar  Benedito Moura na cidade de União-PI.

Anteriormente, foi feito a vistoria no novo bloco construído na escola e na sala caixa-forte nova e adaptada para o armazenamento dos equipamentos.

Estiveram presentes os formadores Crisalda e Domingos do NTE da Grande Teresina, além de Leonardo e Fátima da UFPI. Compareceram mais de 20 professores e todos receberam o laptop educacional num momento de descontração e de curiosidade pelo Projeto UCA.

Algumas professoras estavam entusiasmadas com o treinamento, pois gostariam de ver seus alunos usando o uquinha em sala antes do final do ano, já que irão se aposentar.

Confira as fotos:











quinta-feira, 14 de julho de 2011

Aulas adaptadas para o laptop educacional - UCA.

Equipe UCA do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação - CINTED da Universidade Federal do Rio Grande do Sul estão desenvolvendo aulas adaptadas para o laptop educacional - UCA.

As aulas elaboradas pela equipe estão disponíveis no Portal do Professor  (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html). Para acessá-las entre no Portal do professor, clique no “Espaço de Aula”. Em seguida, selecione “Sugestões de Aulas”. Neste espaço, digitando a palavra UCA na caixa de busca, aparecerão vários modelos de aulas.
Além das aulas, encontra-se também disponível no Portal do Professor um fórum UCA para que professores possam ter um veículo de comunicação e interação constante com integrantes desta grande família UCA. Neste fórum você poderá trocar experiências com outros professores, e também esclarecer dúvidas de ações pedagógicas sobre a utilização do laptop educacional.
Para acessar o fórum, entre no Portal do Professor, clique em Interação e Colaboração, em seguida clique em Fórum, abrirá uma nova pagina, procure pela categoria capacitação em seguida clique em UCA - Um Computador por Aluno. Desta forma você terá acessado o fórum, mas para que possa interagir precisará ter se logado, ou seja, inserido seu login e senha.
A utilização do Portal do Professor é gratuita basta efetuar um cadastro onde terá um login e senha. Para se cadastrar acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html. Na parte superior da página há a área do professor. Clique em “Inscreva-se”. Abrirá um cadastro para que sejam respondidos os dados solicitados. Há três passos a serem realizados, no primeiro informe seus dados pessoais, no segundo passo, informe seus dados profissionais e no terceiro escolha um login e uma senha. Finalize a inscrição. Guarde o login e senha escolhidos para seus próximos acessos ao portal do professor.
Equipe UCA - CINTED/UFRGS

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Formação dos professores da Escola Municipal Galileu Veloso é notícia no site da SEMEC

Setor de imprensa da SEMEC postou notícia em seu site sobre o segundo momento de formação dos professores da E. M. Galileu Veloso, visite o link abaixo:
http://semec.teresina.pi.gov.br/Portal/index.php?IdPage=6&IdNoticia=3314

Segundo momento de formação dos professores da Escola Municipal Galileu Veloso


Nesta quarta-feira, dia 13 de julho de 2011, foi iniciada mais uma etapa de formação dos professores da Escola Municipal Galileu Veloso (Teresina-PI).  
A equipe do Núcleo de Tecnologia de Teresina (NTHE) está ministrando o Módulo Web 2.0, cujo principal objetivo é a familiarização com recursos disponíveis na web tais como blog, correio eletrônico e Webquest, possibilitando aos professores perceberem a lógica de seu funcionamento para que possam explorar as potencialidades pedagógicas destes recursos na sala de aula.
A formação se estenderá até às 18:00h do dia 14 do corrente mês, conforme programação abaixo: 
13/07/2011
14/07/2011
Formação: UCA/E. M. Galileu Veloso
Internet e Web: evolução, navegadores e ferramentas de busca
Domingos/Reginalda/Marlene
Formação: UCA/E. M. Galileu Veloso
Lista de discussão e Blog
Kleber/Marilene/Edilson
Formação: UCA/E. M. Galileu Veloso
Paradigmas e Correio eletrônico
Domingos/Reginalda/Marlene
Formação: UCA/E. M. Galileu Veloso
WebQuest: apresentação e cadastro
Kleber/Marilene/Edilson

 Confira as fotos do primeiro dia de formação:







segunda-feira, 11 de julho de 2011

Comunicado IV Encontro de Formação UCA

quinta-feira, 7 de julho de 2011

4º momento de formação dos multiplicadores

Acontecerá nos dias 09 e 10 de Agosto de 2011 o quarto e último momento de formação dos multiplicadores do Projeto UCA no Piauí. Será realizado novamente no Auditório do Centro de Tecnologia (CT) no Campus Ininga da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Teresina-PI.

Visita a Oeiras

Aconteceu em 06.07.2011 visita à Escola Armando Burlamaque em Oeiras-PI para verificar a infra-estrutura da sala construída para o Projeto UCA.




Lançamento do Projeto UCA em Floriano-PI

Aconteceu no dia 06 de julho de 2011 o lançamento oficial do Projeto UCA na cidade de Floriano no sul do Piauí. Participaram autoridades locais, professores, pais e comunidade de uma forma geral. Foi um momento de civilidade, pois era a semana de aniversário do município, e de comprometimento com o Projeto.












segunda-feira, 4 de julho de 2011

Na escola digital, nenhuma tarefa deixada para trás


Na Coreia do Sul, a era da educação 


digital

Na escola digital, nenhuma tarefa deixada para trás
June 30, 2011