sábado, 16 de abril de 2011

Lançamento oficial do Projeto UCA no Piauí e segundo momento de treinamento dos multiplicadores

 No dia 12  de Abril no Cine Teatro da  Universidade Federal do Piauí  (UFPI)  às 9:00 ocorreu o  lançamento oficial do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Piauí, o evento contou com a presença do Secretário Estadual de Educação, Átila Lira, do Coordenador do Projeto UCA no Piauí e Diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI, Gildásio Guedes, a Profª. Raquel Freire representante da Universidade Federal do Ceará  (UFC) que é parceira no projeto, os integrantes da equipe executiva do Projeto UCA, bolsistas do projeto, representantes dos municípios envolvidos, alunos e professores pertencentes ao programa Um Computador por Aluno. Houve a distribuição simbólica dos laptops aos alunos da Escola Municipal Galileu Veloso.
Prof. Gildasio Guedes e Profª. Raquel Freire na entrega simbólica dos Laptops.

Logo após a solenidade de lançamento oficial do Projeto foram iniciadas as atividades do segundo momento do treinamento aos multiplicadores (NTE e NTM) com o módulo 2 do sistema e-Proinfo que aconteceu no Auditório do CT (Centro de Tecnologia) da UFPI no horário de 14:00 às 18:00 do dia 12 de Abril.
Elis Rejane membro da equipe executiva do projeto ministrando o módulo de web 2.0.

O Prof. Leonardo Ramon (UFPI) abriu as atividades no auditório do CT, logo após Elis Rejane (UFPI) , membro da equipe executiva do projeto, ministrou o módulo de web 2.0 na tarde do dia 12 e nos turnos manhã e tarde do dia 13 de Abril.
Prof. Leonardo Ramon abrindo as atividades do segundo momento de treinamento.

O encontro foi bastante proveitoso, ocorrendo uma maior aproximação dos multiplicadores com a equipe executiva do UCA, onde foram trocadas informações e experiências entre as equipes. A Profª. Georgina Quaresma apresentou ainda uma palestra sobre as possibilidades pedagógicas na web 2.0.
Profª. Georgina Quaresma na apresentação pedagógica da web 2.0.

A Profª. Raquel Freire (UFC) forneceu informações valiosas, falando sobre as experiências vivenciadas no Projeto UCA no Ceará e nos diversos Estados que a UFC coordena, dando um maior esclarecimento e  segurança aos multiplicadores tirando dúvidas e esclarecendo questionamentos.
Profª. Raquel Freire (UFC) no momento do treinamento.

Ocorreu também uma dinâmica de grupo aplicado pela Profª. Georgina Quaresma (UFPI), visando uma maior integração e descontração do grupo, a dinâmica foi bastante proveitosa e todos os participantes iteragiram.
Profª. Georgina Quaresma no momento da dinâmica.

O bolsista Francisco Neto apresentou ainda uma palestra sobre tecnologias na escola, que mostrou aos participantes do treinamento como as diversas tecnologias fornecidas pelo Laptop podem ser utilizadas em sala de aula através de exemplos práticos, a fim de estimular a criatividade dos professores.
Bolsista Francisco Neto no momento da apresentação da palestra sobre tecnologias na escola.

O segundo momento do treinamento dos multiplicadores do projeto foi aprovado pelos participantes que saíram com um maior embasamento e segurança para dar continuidade para os próximos passos do Projeto UCA.

Download das apresentações nestes links: 

1 comentários:

Sandoval disse...

Pessoas excepcionais, nós que fazemos o Centro Educativo Municipal Maria de Lourdes Assunção de Piripiri, temos a certeza da capacidade desta turma que nos proporciona a aprendizagem dentro do Projeto UCA. Um abraço em todos.

Postar um comentário