terça-feira, 26 de abril de 2011

Escolas municipais são capacitadas para o programa Um Computador por Aluno - UCA

Cada aluno com seu próprio computador auxiliando nas atividades em sala de aula. O sonho está virando realidade nas escolas municipais de Teresina. O programa UCA – Um Computador por Aluno, foi instituído em junho de 2010 pelo Ministério da Educação (MEC), garantindo que todos os alunos da rede municipal e estadual sejam incluídos nas novas tecnologias e utilizem as ferramentas digitais para o aprendizado.

No Piauí, a Escola Municipal Galileu Veloso está a frente do processo e os professores já estão em fase de capacitação. Além dos professores, gestores e funcionários da escola estão recebendo formação para lidar com a novidade, passando pelos módulos de apropriação tecnológica e estudando como oferecer o acompanhamento pedagógico ao aluno que agora terá acesso à internet nos laptops educacionais.

Para a diretora da escola, Maria das Dores Carvalho, o projeto que a princípio parecia impossível aponta novas perspectivas para a educação pública. “Já estamos em contato com as máquinas. Essa é mais uma ferramenta que vai ajudar a rotina do professor, impulsionando a educação. Fomos escolhidos por apresentar uma das melhores notas no IDEB e ter alunos instigados a crescer, além da estrutura propícia para receber os recursos tecnológicos. Vai ser um sucesso!”

O programa UCA pretende ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação. Os benefícios trazidos pelo projeto, inclui ainda o baixo custo dos computadores portáteis, que configuram-se como um primeiro passo para que os alunos possam produzir conhecimento dentro do mundo globalizado.

A capacitação está sendo realizada pelo grupo da Universidade Federal do Piauí, coordenado pelo professor Gildásio Guedes, que acredita na verdadeira inclusão digital de todas as camadas sociais.

“Alunos, professores e sociedade em geral vão ganhar com esse avanço. Consideramos um avanço porque a educação e a comunicação unidas numa ferramenta tecnológica trazem inúmeros ganhos na nossa sociedade. Isso mostra que a SEMEC está tomando todas as iniciativas para que seus alunos tenham as mesmas oportunidades que alunos de qualquer outra escola. As escolas de Teresina são bem organizadas e os professores dedicados, por isso o processo piloto está quase finalizado nas primeiras escolas da Rede”, destaca o coordenador do projeto no Piauí.

Para além da sala de aula, o programa UCA prevê ainda a interação com a comunidade, onde os pais dos alunos poderão participar de oficinas nos finais de semana para aprenderem juntos com os filhos a utilização dos laptops.

“A família, a escola e a comunidade serão orientados para usar o computador não para o isolamento, mas para uma conexão de saberes em um novo mundo de informações. Não substituiremos os livros, a ideia é planejar as aulas para que cada ferramenta pedagógica contribua para o crescimento do aluno”, finaliza Célia Revilândia, gerente de Ensino Fundamental da SEMEC.

0 comentários:

Postar um comentário