sexta-feira, 8 de abril de 2011

Vídeo: Metodologia ou Tecnologia?

11 comentários:

Elis Rejane disse...

"Ensinar e aprender estão sendo desafiados como nunca antes. Há informações demais, múltiplas fontes, visões diferentes de mundo. Educar hoje é mais complexo porque a sociedade também é mais complexa e também o são as competências necessárias. As tecnologias começam a estar um pouco mais ao alcance do estudante e do professor. Precisamos repensar todo o processo, reaprender a ensinar, a estar com os alunos, a orientar atividades, a definir o que vale a pena fazer para aprender..." José Manuel Moran

Sebastião Assunção disse...

O que vemos no nosso dia-a-dia é que os professores ainda resistem bastante às novas tecnologias. Recentemente ao dar aula na cidade de São Raimundo Nonato me deparei com alguns professores que eram super resistentes à tecnologias. Segundo um professor presente a formação a tecnologia viria para pensar no lugar no estudante. Comentários com este são comuns. Estes profissionais quando aceitam as tecnologias trabalham de forma inadequada. Precisamos criar metodos pedagógicos que sejam aplicáveis com essas tecnologias. Metodologias aplicadas à web 2.0 é uma boa ferramenta para se trabalhar com metodos pedagógicos. Fica o desafio!!!!

Prof. Joilson disse...

Com este vídeo temos a certeza que o nosso verdadeiro desafio é modificar a maneira de utilizar a tecnologia e a metodologia de ensinar.

ucacidec disse...

Como argumenta a Profa. Maria Elizabeth Biancocinni de Almeida a tecnologia por si só, não provoca a mudança na escola, é preciso mais que isso. É preciso alunos e professores preparados para usá-los de forma pedagógica e construtiva.

Edguerra disse...

Esse video nada mais é do que objetivo e desafio que temos que ter para com os alunos

IVONEIDE NO UCA PIAUÍ disse...

Podmos refletir nas mudanças para uma "nova escola", nos remete a novos aprendizados para contribuir de forma adequada e eficaz na escola contemporânea.

lisete disse...

A presença da tecnologia digital na escola exige mudança na forma de pensar e fazer educação.

lisete disse...

novo blog...o blog anterior estava caindo na página do projeto uca no piaui

Maria Reginalda S. da Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Reginalda S. da Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Reginalda S. da Silva disse...

O vídeo com duração de 2’46”, produzido pelo Grupo de trabalho de imagem e conhecimento (Gtric) da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac) mostra como as (novas) tecnologias estão sendo implantadas e implementadas nas escolas públicas e particulares no país.
O cenário apresentado nos possibilita levantar alguns questionamentos como: o que mudou? A instalação somente de equipamentos tecnológicos seria o suficiente para permitir a modernização da escola e proporcionar uma educação por excelência? Como usar a tecnologia na educação?
Cysneiros (1999, p. 15-16) alerta que, “o fato de preparar professores em cursos intensivos e de instalar equipamentos nas escolas não significa que as novas tecnologias melhoram a qualidade do ensino”. Para ele, tanto escolas públicas como particulares, apresentam formas de uso denominadas de INOVAÇÃO CONSERVADORA.
Segundo o autor (1999), as tecnologias são utilizadas de forma que não exploram os recursos únicos da ferramenta, não alterando qualitativamente com a rotina da escola, do professor ou do aluno e não ocorrendo mudanças substantivas necessárias. Na realidade mudam-se as aparências. Segundo o autor (2000, p. 6-7), “é mais fácil e cômodo para o mestre adotar uma postura de aula tradicional, sem adaptar o ensino às características da nova tecnologia.
Moran (2004, p. 63) destaca que, “ensinar com as novas mídias será uma revolução se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino [...]. Caso contrário, conseguiremos dar um VERNIZ DE MODERNIDADE, sem mexer no essencial”.
Assim, é preciso rever, ampliar e modificar muitas das formas de ensinar e aprender com tecnologias.

Reginalda

Postar um comentário