segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Encontro UCA 2013

O Encontro entre diretores e professores das escolas beneficiadas pelo Projeto UCA (Um Computador por Aluno) e os formadores do Projeto, acontece nesta quinta-feira (29/08) e prossegue até amanhã (30/08), no Auditório do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI). O Encontro é promovido pela Coordenação do Projeto UCA no Piauí. Os formadores do Projeto UCA são os responsáveis pelos Núcleos de Tecnologia e recebem capacitação, para treinar os professores das escolas contempladas com o Projeto.



O programa é uma parceria entre o Governo Federal, Estadual, os municípios e a Universidade Federal do Piauí. O UCA é um projeto oriundo do Programa Um Computador por Aluno (Prouca), que integra planos, programas e projetos educacionais de tecnologia educacional e inclusão digital.
Atualmente, o Projeto UCA atende um total de 4.500 alunos em todo o Piauí, em nove escolas públicas do estado, nos municípios de Teresina, Nazária, União, Parnaíba, Piripiri, Floriano, Oeiras, Joaquim Pires e São João do Piauí.
“O objetivo do Projeto [UCA] é fazer uma inclusão digital maciça nas escolas beneficiadas, onde todos os alunos e professores receberam um laptop que são utilizados em sala de aula”, informa Rodrigo Veras, formador do Projeto UCA. 
Para Rodrigo Veras, o Encontro entre os representantes das escolas e a Coordenação do Projeto UCA possibilita a troca de informações e experiência. “Verificamos os problemas que estão acontecendo e tentamos resolvê-los de maneira conjunta”, explica. 



O Coordenador do Projeto UCA no Piauí, Vinicius Machado, informou que o encontro possibilita retomar as atividades do Projeto, que foi encerrado no final de 2012.
“Agora, juntamente com o Diretor do CEAD/UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes, conseguimos reabrir o Projeto até o final do ano de 2013”, relata. Segundo Vinícius Machado, o Governo do Estado estuda a substituição dos mini laptops (uquinhas) pelos tablets.



A Profa. Maria do Socorro Moura, formadora do Projeto UCA, informou que o Encontro é uma oportunidade de fazer um levantamento geral de todas as atividades realizadas no Projeto, de 2010 a 2013. “O objetivo é propiciar que as pessoas envolvidas possam trabalhar de forma eficiente e eficaz, para que o Projeto UCA tenha a mesma qualidade desde o início”, acrescenta.  





Por Karine Santiago- Assessora de Comunicação do CEAD/UFPI

0 comentários:

Postar um comentário